A Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria também está envolvida no atendimento às famílias atingidas pela chuva. De acordo com o presidente da instituição, Ronimar Costa dos Santos, a ação começou ainda na madrugada da quinta-feira, com o resgate de uma família na Santa Maria e com o auxílio aos Bombeiros.
Sobe para 390 o número de famílias fora de casa na Região Central
Desde sábado, a Cruz Vermelha realiza o trabalho de ajuda humanitária com a distribuição de roupas, calçados e alimentos nas áreas atingidas. Cerca de 30 famílias, das vilas Lorenzi, Schirmer, Favarin e Brenner, receberam em torno de cem cobertores e 450 quilos de alimentos.
Nós fizemos a primeira visita no sábado e depois retornamos no domingo, porque em alguns locais os recursos não haviam sido suficientes. E vamos continuar percorrendo os bairros atingidos, para distribuir mais doações afirma Ronimar.
Quem quiser contribuir, pode entregar os donativos na sede da Cruz Vermelha, na rua Duque de Caxias, 2.784.
Ainda é preciso doar
As famílias que foram atingidas pelas chuvas em Santa Maria e região ainda precisam de doações. Apesar do que já foi arrecadado, falta alimento, produtos de limpeza, fraldas, cobertas e colchões para as famílias dos municípios mais castigados da região.
O secretário de Ação Comunitária e coordenador da Defesa Civil do município, Adelar Vargas, explica que ainda é preciso ajudar as pessoas que foram atingidas de alguma forma pelo temporal. Em Santa Maria, cerca de 400 famílias já receberam algum tipo de doação.
A primeira leva de doações já foi entregue, e na terça-feira vamos entregar a segunda leva explica Vargas.
Cerca de 80 voluntários, além de equipes de prefeitura, estão mobilizados para receber, separar e encaminhar as doações.
PARA AJUDAR
Santa Maria
O quê: Fraldas, comida produtos de limpeza, colchões e cobertores, na Secretaria de Ação Comunitária (Rua Dr. Pantaleão, 200) e Ginásio Guarany-Atlântico (Avenida Oliveira Mesquita, Salgado Filho)
Mata
O quê: Alimentos, móveis, material de higiene e cobertas, no salão ou secretaria da paróquia, em qualquer horário (Rua da Matriz, 222)
Santiago
O quê: Telha. É preciso ligar para (55) 3251-2844
Itaara
O quê: Roupas, alimentos, colchões, cobertores, na Escola Pinto Riba (ao lado da Universal)